sábado, dezembro 16, 2006

comércio alternativo

Cada vez mais me custa recorrer a shoppings e a hipermercados, incomoda-me solenemente a confusão, o tratamento impessoal e descuidado, o consumismo frenético, principalmente nesta altura do ano! Vale bem a pena entrar uma hora mais cedo e fazer duas horas de almoço para apreciar as ruas do Porto a pé! Desta vez comecei no Largo da Paz, perto do Rodrigues, para conhecer a Q'ria Ideias. Da Igreja de Cedofeita, fui a Farmácia buscar um JUP e subi Álvares Cabral até Cedofeita. Uma vez mais, apreciei todas aquelas casas fantásticas, muitas delas com pátio nas traseiras, apenas à espera de uma remodelação! Na parte pedonal tive uma surpresa: uma designer corajosa abriu a "coisas da rita", com artigos (caríssimos) que só me lembro de ter visto em Lx. Depois de lhe dar os parabéns pela originalidade do espaço, a Rita informou-me que vai iniciar um conjunto de actividades na parte de trás da loja: histórias para crianças, demos de yoga, etc... Mais uns passos (uma espreitadela na MNG, ao contrário da "feira" nas outras, aqui é possível entrar!) e lá cheguei a Carlos Alberto - como eu gostaria ali de um loftzito ;) Passei o Progresso, lembrei-me do meu avô, das torradas de pão de forma, do pingo, do chapéu, da amizade... desci a rua da Fábrica e apanhei a do Almada (que aconselho a descer desde a Praça da República!) até ao Largo dos Loios. Nas Flores encontrei uma loja com artigos do Peru que habitualmente vemos em feiras: chailes, carteiras, colares, brincos, macacões, as flautas... Vai fazer dois anos e andávamos ali todos juntos, de câmaras em punho a procurar mais uma tasca para almoçar... em vão, a turma da fotografia acabava sempre no Vila Meã!! Tempo para entar na icon e na WESC e desejar que os saldos cheguem o mais rápido possível!
Saí para a rua, o sol subornava-me para continuar, apesar do frio intenso... revi mentalmente os rostos sofridos dos velhotes, o movimento, as lojinhas que teimam em persistir, as cores, as casas devolutas, a escuridão das travessas e subi apressadamente a Mouzinho até à estação do metro em S. Bento...